Reflexões sobre educação no trabalho com profissionais de saúde no hospital: uma compreensão fenomenológica

Conteúdo do artigo principal

Rosilda Veríssimo Silva
Waçter Ferreira de Oliveira

Resumo

Ensaio desenvolvido a partir da tese de doutorado em Saúde Coletiva apresentando as características gerais dos participantes, os quais têm parte de suas narrativas dialogando em um encontro entre todos eles e a pesquisadora. Foram audiogravadas duas entrevistas em profundidade com doze profissionais de saúde com vínculos empregatícios em hospitais de Santa Catarina. A apreensão das características emergiu após consecutivas leituras e escutas de cada entrevista para elaborar o texto inicial dos resultados na pesquisa. Destaca-se a fenomenologia existencial de Heidegger como método para a compreensão do fenômeno educativo no trabalho. Os colaboradores mostraram a atividade educativa como um ente que os auxilia na manutenção do trabalho e que precisa ser melhorada para atender as expectativas.


Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Rosilda Veríssimo; OLIVEIRA, Waçter Ferreira de. Reflexões sobre educação no trabalho com profissionais de saúde no hospital: uma compreensão fenomenológica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 205–223, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i25.69626. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69626. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
Biografia do Autor

Rosilda Veríssimo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina; Instituto Superior Educacional Luterano Bom Jesus Ielusc

Dra. Enfa. Profa. do Curso de Graduação em Enfermagem