Uso de psicofármacos por estudantes de Psicologia

Main Article Content

Letícia Hanel dos Santos
Michele Marinho da Silveira

Abstract

Psicofármacos são medicamentos que agem no sistema nervoso central, alterando o comportamento, o humor, a percepção ou as funções mentais. São usados para tratamento de transtornos psiquiátricos, visando à cura, melhora ou estabilidade dos mesmos. Este estudo buscou verificar o uso de psicofármacos por acadêmicos de psicologia de uma faculdade do norte do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa transversal e descritiva com amostra de conveniência. Dos 265 acadêmicos pesquisados, 15,1% usavam algum tipo de psicofármaco e destes 9,1% relatou fazer uso de ansiolíticos. Entretanto, observou-se que a maioria dos acadêmicos que já realizaram psicoterapia não usavam psicofármacos, havendo associação estatisticamente significativa quanto ao uso de psicofármacos com psicoterapia, com sentir-se deprimido e ansioso. Por fim, conclui-se que os acadêmicos de psicologia não faziam uso excessivo de psicofármacos e os que já fizeram psicoterapia usavam menos medicação. 

Article Details

How to Cite
SANTOS, Letícia Hanel dos; SILVEIRA, Michele Marinho da. Uso de psicofármacos por estudantes de Psicologia. Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 01–12, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i29.69801. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69801. Acesso em: 15 jan. 2025.
Section
Original articles
Author Biographies

Letícia Hanel dos Santos, Faculdade Meridional IMED.

Psicóloga. Graduada pela Faculdade Meridional IMED.

Michele Marinho da Silveira, Faculdade Meridional IMED.

Professora na IMED, Escola de Saúde, cursos de Psicologia e Medicina. Pos-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo.