Indicadores participativos de saúde mental do grupo fisioterapêutico em uma comunidade na floresta Atlântica do Brasil
Contenido principal del artículo
Resumen
Objetivo: relatar indicadores participativos de saúde mental do grupo fisioterapêutico em uma comunidade na Floresta Atlântica do Brasil. Metodologia: Atividade educativa e participativa de investigação e ação social com oficinas de educação e questionários. Amostra: moradores no entorno da Microbacia do Rio Sagrado, em Morretes, PR, Brasil. O local possui características rurais e pertence a Área de Preservação Ambiental (APA) de Guaratuba. A experiência fez parte da coleta de dados, entre agosto e dezembro de 2014, da pesquisa “Promoção de Saúde e Qualidade de Vida para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, baseado nos critérios públicos Città’slow.” Composta por 56 pessoas, sendo: agricultores (61%), aposentados (2%), comerciantes (7%), donas de casa e agentes comunitárias de saúde (9%). Dores crônicas musculares na cintura escapular e ao longo da coluna vertebral; estados depressivos e ansiosos, eram as principais queixas. Foram desenvolvidas dinâmicas de acolhimento, exercícios psicomotores e posturais, rodas de conversa sobre relações entre saúde, cultura local e meio ambiente. Aconteceu uma vez ao mês. Resultados: São indicadores de saúde mental: a participação dos membros do grupo na escolha dos exercícios; a valorização da diversidade cultural e ambiental; relacionar-se com as pessoas; a identidade de cada membro do grupo sendo preservada e a solidariedade. Todas as pessoas da amostra referiram diminuição das dores crônicas e diminuição dos estados de ansiedade e depressão. Conclusão: Os indicadores de saúde mental mapeados nesse estudo, ampliam as possibilidades de promoção das humanidades no grupo fisioterapêutico, pois interferem na subjetividade e inter-subjetividade das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento humano.
Detalles del artículo
Cómo citar
CECCATO, Mônica Weiler; ALMEIDA, Luana de Amorim de; CAMPREGHER, Carlos Roberto. Indicadores participativos de saúde mental do grupo fisioterapêutico em uma comunidade na floresta Atlântica do Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69447. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69447. Acesso em: 9 ene. 2025.
Sección
Resumos
El artículo que se aprobó para su publicación, los autores deben firmar el término de transferencia de los derechos de autor del manuscrito a la revista a través del cual un autor transfiera los derechos de autor del artículo a los Cuadernos de revista Mental Health brasileños, quedando prohibida cualquier reproducción, total o parte, en cualquier medio de publicación, impresa o electrónica, sin la autorización previa y necesaria solicitada y, si obtenida, incluirá mi registro y gracias al Diario - CBSM.