Saúde Mental e a Antipsiquiatria em Santos: vinte anos depois.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Há vinte anos passados, em Santos, um hospital psiquiátrico privado, conveniado ao Inamps, a “Casa de Saúde Anchieta”, sofreu uma intervenção do poder público municipal. Em si, a intervenção não seria uma novidade; na história, é recorrente a intervenção dos governos sobre hospícios, sendo que, algumas vezes, certos hospícios já haviam passado por diversas intervenções. O que, por sua vez, instiga a pergunta: por que, volta e meia, um hospício precisava da intervenção de poderes externos?
Detalhes do artigo
Como Citar
KINOSHITA, Roberto Tykanori. Saúde Mental e a Antipsiquiatria em Santos: vinte anos depois. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 223–231, 2011. DOI: 10.5007/cbsm.v1i1.68443. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68443. Acesso em: 21 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos originais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.