Do Fundo do Inconsciente: Promovendo a Saúde Mental por meio do Teatro

Conteúdo do artigo principal

Mahamoud Baydoun
José Juliano Cedaro

Resumo

Este relato discorre sobre o projeto de oficinas de teatro Do Fundo do Inconsciente desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial CAPS II da cidade de Porto Velho, Rondônia. Abordam-se as fronteiras entre a arte e a saúde mental, ressaltando o papel crucial que a arte exerce como mediador do processo de integração social das pessoas com sofrimento psíquico. Destaca-se, além disso, que o projeto abriu novas conjecturas frente à compreensão das relações entre a arte e a loucura, possibilitando reformulações nos paradigmas referentes às pessoas com sofrimento psíquico. Nesse sentido, foi possível que os participantes reavaliassem sua própria imagem, refletissem sobre o conceito de liberdade e utilizassem experiências de vida como fonte de criação artística.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
BAYDOUN, Mahamoud; CEDARO, José Juliano. Do Fundo do Inconsciente: Promovendo a Saúde Mental por meio do Teatro. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 32, p. 16–33, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i32.69015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69015. Acesso em: 28 jan. 2025.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Mahamoud Baydoun, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Acadêmico do décimo período de psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Membro do Centro de Estudos e Pesquisas da Subjetividade na Amazônia (CEPSAM).

José Juliano Cedaro, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Psicólogo. Professor da graduação e do mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Realiza pesquisas e executa projetos de extensão universitária na área da Psicologia da Saúde. Graduação (UNIR: 1989-1993), Mestrado (USP: 1997-2000), Doutorado (USP: 2001-2005), Pós-doutorado (USP: 2011- 2012)