Orientador e orientando ideais: similaridades e dissimilaridades na percepção de professores e alunos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n35p32Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e comparar as características ideais do orientador e do orientando de dissertações e teses, tanto do ponto de vista de professores quanto de alunos da pós-graduação stricto sensu em contabilidade. Inspirado no modelo bidimensional de Joseph Lowman (2007), foi desenvolvido um instrumento de pesquisa composto por vinte características de orientadores e orientandos, em que os respondentes atribuíam importância a cada atributo em uma escala do tipo likert de 1 a 5. O estudo possui abordagem quantitativa do problema com a realização dos testes de correlação Tau de Kendall e Spearman. Os dados revelam-se mais consensuais no julgamento do perfil do orientador ideal, em que as seis principais características receberam o mesmo grau de importância por professores e alunos. Sobre os atributos do orientando ideal evidencia-se que as duas primeiras características apresentam o mesmo grau de relevância para professores e alunos. Os testes estatísticos revelam uma similaridade no julgamento de ambos pois não apontam diferenças significativas no grau de importância das características ideais em orientadores e orientandos.
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