Orientador e orientando ideais: similaridades e dissimilaridades na percepção de professores e alunos

Autores

  • Daiane Pias Machado Professora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Joyce Menezes da Fonseca Tonin Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Ademir Clemente Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n35p32

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e comparar as características ideais do orientador e do orientando de dissertações e teses, tanto do ponto de vista de professores quanto de alunos da pós-graduação stricto sensu em contabilidade. Inspirado no modelo bidimensional de Joseph Lowman (2007), foi desenvolvido um instrumento de pesquisa composto por vinte características de orientadores e orientandos, em que os respondentes atribuíam importância a cada atributo em uma escala do tipo likert de 1 a 5. O estudo possui abordagem quantitativa do problema com a realização dos testes de correlação Tau de Kendall e Spearman. Os dados revelam-se mais consensuais no julgamento do perfil do orientador ideal, em que as seis principais características receberam o mesmo grau de importância por professores e alunos. Sobre os atributos do orientando ideal evidencia-se que as duas primeiras características apresentam o mesmo grau de relevância para professores e alunos. Os testes estatísticos revelam uma similaridade no julgamento de ambos pois não apontam diferenças significativas no grau de importância das características ideais em orientadores e orientandos.

Biografia do Autor

Daiane Pias Machado, Professora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda da Universidade Federal do Paraná

Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutoranda da Universidade Federal do Paraná

Ademir Clemente, Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Pós-doutor em engenharia de transportes pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela University of London

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Machado, D. P., Tonin, J. M. da F., & Clemente, A. (2018). Orientador e orientando ideais: similaridades e dissimilaridades na percepção de professores e alunos. Revista Contemporânea De Contabilidade, 15(35), 32–47. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n35p32

Edição

Seção

Artigos