Reflexividade do exame de suficiência frente ao estabelecido pelo currículo mundial ONU/UNCTAD/ISAR e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área contábil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n45p82

Resumo

Esta pesquisa objetivou determinar a reflexividade do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade frente ao Currículo Mundial ONU/UNCTAD/ISAR e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A técnica de coleta dos dados foi a documental e a de análise foi a de conteúdo. Constatou-se a adequação do Exame frente ao Currículo Mundial, com destaque dos blocos de conhecimentos básicos em Contabilidade, seguido dos organizacionais e da atividade comercial. Todavia, não foram identificados conteúdos de Tecnologia da Informação. As competências técnico-profissionais foram mais expressivas no Exame do que as organizacionais e sociais. Concluiu-se que a prova reflete a maioria dos conhecimentos exigidos pelos padrões internacionais para a atuação de um contador global, no entanto o Exame de Suficiência carece de melhorias no que concerne a uma abrangência maior de conteúdos que demandem a mobilização de competências sociais e gerenciais.

Biografia do Autor

Nelson Felipe Tavares Sales Carrozzo, Professor da Faculdade Santa Lúcia

Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (UNIFECAP)

Vilma Geni Slomski, Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis (UNIFECAP)

Pós-doutorado em Controladoria e Contabilidade (USP) e Doutorado em Educação (USP)

Valmor Slomski, Professor e Pesquisador do Departamento de Contabilidade e Atuária (USP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)

Ivam Ricardo Peleias, Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis (UNIFECAP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP)

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Publicado

2020-09-28

Como Citar

Carrozzo, N. F. T. S., Slomski, V. G., Slomski, V., & Peleias, I. R. (2020). Reflexividade do exame de suficiência frente ao estabelecido pelo currículo mundial ONU/UNCTAD/ISAR e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área contábil. Revista Contemporânea De Contabilidade, 17(45), 82–99. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n45p82

Edição

Seção

Artigos