Política de dividendos no Brasil: uma análise na reação do mercado a anúncios de distribuição de proventos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p137Resumo
A política de dividendos no Brasil tem sido objeto de vários estudos na área de finanças. Este estudo teve como objetivo analisar a reação do mercado à evidenciação de distribuição de proventos, por meio de anúncios de fatos relevantes em empresas que têm ações negociadas na BM&FBovespa. A metodologia utilizada foi Estudo de Evento, sendo que a amostra é composta por 27 eventos de empresas com anúncios e são apresentadas as 54 empresas que distribuíram lucros sem anúncios. As evidências obtidas por meio dos testes estatísticos confirmaram presença de retornos anormais positivos e negativos: 48% para as empresas com anúncios, e 44% sem anúncios. Isso demonstrou que o fato de divulgar ou não anúncios de fatos relevantes não impactou de forma significativa os resultados das empresas. Constatou-se que, após a evidenciação, ocorreu uma propensão para que as variações positivas fossem maiores que as negativas, evidências que contradizem os pressupostos de Hipótese de Eficiência de Mercados.
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