Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis

Daniele Silva Rodrigues, Nálbia de Araújo Santos, Monique da Silva Santana, Ana Paula Moreira Lemes

Resumo


Este estudo faz uma análise do desempenho acadêmico alcançado pelos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nas edições de 2006, 2009 e 2012, com o objetivo de verificar se existem diferenças significativas de desempenho acadêmico entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das IES. O teste não paramétrico de Kruskal-Wallis foi utilizado para verificar se existem diferenças significativas das médias da nota geral, das notas dos componentes de formação geral e de conhecimento específico entre os estratos sociais. Os resultados apontam que, de modo geral, existem diferenças significativas em todas as médias obtidas pelos discentes concluintes nas edições do Enade de 2006, 2009 e 2012 no que se referem ao sexo declarado, ao nível socioeconômico e nas variáveis que designam as características da IES (tipo de organização, categoria administrativa da instituição e modalidade do curso).


Palavras-chave


Exame nacional de desempenho dos estudantes; Desigualdade de desempenho; Avaliação do curso de ciências contábeis

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/%25x



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