O ensino da contabilidade por projetos: uma aplicação da multidisciplinaridade

Autores/as

  • João Luiz da Silva Mackenzie - São Paulo - SP
  • Janete de Fátima Mendonça FACSUMARE - Sumaré - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

De certa forma, todos os professores de contabilidade conhecem as competências a serem adquiridas pelos alunos do curso de ciências contábeis, mas será que realmente a contribuição de cada disciplina no decorrer do curso tem sido realmente instrumento que dá uma visão geral da aplicação das competências adquiridas? A multidisciplinaridade busca a interação de várias disciplinas para que trabalhem de forma coesa na formação geral do discente. Tal assertiva só poderá ser confirmada se o aluno tiver a possibilidade de praticar esse conjunto de disciplinas em algo que realmente lhe dê a visão do todo. A forma tradicional do ensino da contabilidade está gerando nos alunos fragmentos de conhecimentos, ou um verdadeiro quebra-cabeça, em que ao final as peças não se encaixam; daí surgem os velhos questionamentos do porquê terem que estudar esta ou aquela disciplina. Esses questionamentos surgem exatamente porque o aluno não obtém uma explicação lógica, às vezes do próprio docente que ministra a disciplina, que muitas vezes também não sabe onde poderá ser aplicada ou não tem ideia do curso como um todo, ou do profissional que se pretende formar ou ainda do perfil que o mercado de trabalho está exigindo, ou do projeto pedagógico da instituição. Num mundo globalizado, as exigências são múltiplas; não basta ser um bom técnico, é necessário ir além, ser polivalente, ter cultura geral, escrever bem, conhecer as leis e ter um bom raciocínio lógico. Esses requisitos são fundamentais e complementam as disciplinas de formação técnica.

Biografía del autor/a

João Luiz da Silva, Mackenzie - São Paulo - SP

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Metropolitana Unida (1990) e mestrado em Crontoladoria e Contablidade Estratégica pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (2002). Atualmente é sócio da empresa Datacalc Serviços SC Ltda, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie na graduação e na pós graduação, perito judicial - 30a. Vara do Trabalho de São Paulo e na 2a. e 3a. Varas do Trabalho de Barueri.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Janete de Fátima Mendonça, FACSUMARE - Sumaré - SP

Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2007), Pós Graduada em Avaliação Pericial Contábil pela FECAP/SP (2002), graduada em Ciências Contábeis pela FMU (1992). Coordenadora do curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNICSUL, sócia da empresa DATACALC Assessoria e Consultoria Contábil S/S LTDA. Atua, também, como profissional autônoma na área de Perícia Contábil.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2005-01-01

Cómo citar

Silva, J. L. da, & Mendonça, J. de F. (2005). O ensino da contabilidade por projetos: uma aplicação da multidisciplinaridade. Revista Contemporânea De Contabilidade, 2(4), 99–120. https://doi.org/10.5007/%x

Número

Sección

Artigos