Redução do imposto sobre produtos industrializados e seu efeito sobre a venda de automóveis no Brasil: uma análise do período de 2006 a 2013

Autores

  • Marcelo Driemeyer Wilbert Universidade de Brasília - UnB Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA
  • André Luiz Marques Serrano Universidade de Brasília - UnB Depto. de Administração
  • Rodrigo de Souza Gonçalves Universidade de Brasília Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA
  • Laís Sienna Alves Universidade de Brasília Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2014v11n24p107

Resumo

No período entre 2006 a 2013 a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis foi reduzida em dois momentos, com o objetivo de aumentar a demanda destes e estimular a economia. Assim, o objetivo deste artigo é verificar se a redução da alíquota do IPI causou alterações nas vendas de automóveis. Por meio de análise de regressão, foi testada a influência da redução da alíquota do IPI sobre a venda de automóveis. Os resultados obtidos demostraram que não é possível afirmar que a redução da alíquota do IPI foi capaz de modificar o comportamento da venda de automóveis. Como resultados adicionais, observa-se no período a expansão do crédito à pessoa física, mesmo em uma situação de declínio da renda real do trabalhador. Outra observação foi de que o preço do automóvel popular teve um aumento abaixo da inflação, indicando uma mudança de preços relativos.

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Publicado

2014-12-11

Como Citar

Driemeyer Wilbert, M., Marques Serrano, A. L., de Souza Gonçalves, R., & Sienna Alves, L. (2014). Redução do imposto sobre produtos industrializados e seu efeito sobre a venda de automóveis no Brasil: uma análise do período de 2006 a 2013. Revista Contemporânea De Contabilidade, 11(24), 107–124. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2014v11n24p107

Edição

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Artigos