Fatores motivacionais e modificações na vida dos mestrandos em contabilidade: os dois lados de uma mesma história
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n38p105Resumo
O ingresso no mestrado ocasiona modificações relevantes na vida dos alunos, seja nos âmbitos social, financeiro ou psicológico. As alterações da realidade frente aos novos compromissos podem gerar algumas consequências para os estudantes, e comprometer seu desempenho no curso. Nesse sentido, esta investigação buscou identificar as modificações (sociais, financeiras e psicológicas) ocorridas na vida dos alunos do mestrado em contabilidade após o ingresso no programa de pós-graduação. Sob a lente teórica das teorias do Capital Humano e da Autodeterminação foram identificadas as motivações que fomentaram o anseio e a tomada de decisão dos participantes para ingressarem no mestrado em contabilidade. Para a coleta das evidências foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicado questionário em 12 mestrandos de uma instituição de ensino superior pública brasileira. O roteiro de entrevista foi submetido as validações propostas pela literatura especializada, sendo que os aspectos éticos foram observados pelos pesquisadores. A partir da análise dos discursos dos participantes foi possível identificar alguns achados relevantes e que devem ser considerados pelas coordenações dos cursos de pós-graduação brasileiros, pelos órgãos de fomento, professores, alunos e futuros candidatos. Primeiramente, os resultados apontam que em todos os aspectos elencados, financeiros e sociais, houveram modificações na vida da maioria dos participantes. As falas indicam que o fator financeiro é considerado um dos mais importantes e observado pelos mestrandos com vistas a conclusão do curso. Ademais, a sobrecarga de atividades e a falta de planejamento tanto em relação ao tempo como aos aspectos financeiros impactam psicologicamente os alunos. Percebeu-se também, que as motivações que levaram os estudantes a ingressarem no programa de pós-graduação alinham-se aos objetivos profissionais, mas estão também, fortemente relacionadas a satisfação pessoal e demais motivações intrínsecas. Destarte, considera-se que o estudo tenha dado voz aos mestrandos, na medida que inova por seu caráter qualitativo e análise em profundidade. Por fim, essa investigação é reflexo do retrato e desenho da pós-graduação existente no Brasil. Espera-se que os achados sirvam de embasamento para que as políticas de manutenção estudantil sejam mantidas e aprimoradas, bem como o próprio desenho da pós-graduação brasileira.
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