Pesquisa de campo sobre ensino de ciências sociais: alguns desafios metodológicos

Amurabi Oliveira, Vanessa Rego Ferreira, Beatriz Demboski Búrigo, Felipe Boin

Resumo


Este trabalho busca analisar os desafios encontrados ao realizar pesquisas em campo na área do Ensino de Sociologia, o que será realizado por meio de um breve balanço acerca da utilização de tal recurso nas pesquisas realizadas em nível de pós-graduação sobre esse tema, e na apresentação das dificuldades encontradas para a realização do trabalho de campo em duas diferentes pesquisas que envolvem o Ensino de Sociologia. Propõe-se aqui a discussão das dificuldades de acesso e de desenvolvimento dessas pesquisas junto às esferas de Secretarias de Educação, às escolas e aos professores da educação básica.


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Sociologia da Educação; Antropologia da Educação; Etnografia da Prática Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p13

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Em Debat: Rev., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.