Pesquisa de campo sobre ensino de ciências sociais: alguns desafios metodológicos

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanessa Rego Ferreira Secretaria de Educação e do Esporte de Alagoas.
  • Beatriz Demboski Búrigo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Felipe Boin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p13

Resumo

Este trabalho busca analisar os desafios encontrados ao realizar pesquisas em campo na área do Ensino de Sociologia, o que será realizado por meio de um breve balanço acerca da utilização de tal recurso nas pesquisas realizadas em nível de pós-graduação sobre esse tema, e na apresentação das dificuldades encontradas para a realização do trabalho de campo em duas diferentes pesquisas que envolvem o Ensino de Sociologia. Propõe-se aqui a discussão das dificuldades de acesso e de desenvolvimento dessas pesquisas junto às esferas de Secretarias de Educação, às escolas e aos professores da educação básica.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

Vanessa Rego Ferreira, Secretaria de Educação e do Esporte de Alagoas.

Licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Professora de Sociologia da Secretaria de Educação e do Esporte de Alagoas (SEE/AL)

Beatriz Demboski Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Felipe Boin, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Dossiê