Educação e Ludicidade: um diálogo acerca das possibilidades epistêmicas que a abordagem lúdica têm a oferecer a Sociologia

Autores

  • Mauro Meirelles Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Luciana Hoppe Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Simone Sperhacke Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p162

Resumo

A partir de entrevistas realizadas com as professoras Luciana Hoppe e Simone L. Sperhacke buscou-se trazer algumas contribuições que a educação lúdica tem a oferecer ao campo das Ciências Sociais. Num tom de diálogo, busca trazer algumas definições, apontar ideias e pensar a relação professor-aluno pelo uso de jogos em sala de aula. Luciana é comunicadora, especialista e mestre em marketing, professora universitária desde 1999, tem formação em Metodologia Cefe e Focalização de Jogos. Além da docência presencial e em EAD, atua na gestão no Ensino Superior, tem atuando com pesquisa e consultoria desde 1990 e é proprietária da SIM!. Simone é Desenhista Industrial, mestre e doutoranda em design e tecnologia, Participa como pesquisadora no Projeto ICD do Núcleo de Desenvolvimento de Produtos (NDP) da UFRGS desde 2009, professora universitária, tem formação em focalização de Jogos e facilitação gráfica, especialização em design de jogos e é proprietária da Sisper Design.

Biografia do Autor

Mauro Meirelles, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luciana Hoppe, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Simone Sperhacke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Entrevistas