Fragmentos de sociologia pré-acadêmica no ensino normalista de 1935

Autores

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade de São Paulo/USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p30

Resumo

Neste artigo são analisados e discutidos conteúdos abordados no âmbito do ensino de Sociologia no contexto de uma escola normalista rural da década de 1930. Tal discussão corrobora no sentido de desvendar aspectos e disputas ideológicas que envolveram o ensino de Sociologia nesse período de inclusão obrigatória no ensino brasileiro. Para tal empreitada adotamos a análise documental, mais especificadamente de provas escolares aplicadas em 10 de agosto de 1935 na Escola Normal Municipal de Alegre, que se localizava no interior do Espírito Santo. Identificamos que há, no ensino de Sociologia, elementos que indicam que nesse período sua prática esteve marcada pela presença de fundamentos religiosos e que a “Sociologia pré-acadêmica” convergia-se no ensino de uma “Sociologia pré-científica” ou “Cristã”. 

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade de São Paulo/USP

Licenciado em Ciências Sociais  (USC), especialista em Ciências Sociais e Religião(FAFIA), mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM), doutor em Sociologia/USP

Downloads

Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Dossiê