Fragmentos de sociologia pré-acadêmica no ensino normalista de 1935
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p30Resumen
Neste artigo são analisados e discutidos conteúdos abordados no âmbito do ensino de Sociologia no contexto de uma escola normalista rural da década de 1930. Tal discussão corrobora no sentido de desvendar aspectos e disputas ideológicas que envolveram o ensino de Sociologia nesse período de inclusão obrigatória no ensino brasileiro. Para tal empreitada adotamos a análise documental, mais especificadamente de provas escolares aplicadas em 10 de agosto de 1935 na Escola Normal Municipal de Alegre, que se localizava no interior do Espírito Santo. Identificamos que há, no ensino de Sociologia, elementos que indicam que nesse período sua prática esteve marcada pela presença de fundamentos religiosos e que a “Sociologia pré-acadêmica” convergia-se no ensino de uma “Sociologia pré-científica” ou “Cristã”.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.