Desafios de adoção do livro didático de sociologia e formação continuada de professores

Autores

  • Thayene Gomes Cavalcante Fundação Joaquim Nabuco
  • Anicélia Ferreira da Silva Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n13p132

Resumo

Este artigo discute adoção do livro didático de sociologia e a política de formação continuada de professores em uma relação de reciprocidade. O livro didático de sociologia possui características e funções bastante instrutivas para o professor, especialmente no contexto de reintegração da Sociologia nos currículos do Ensino Médio. Pode mediar um discurso científico a um domínio cognitivo apropriado ao Ensino Médio, adquirir função de currículo, ou mesmo como formação ou informação de professores, entre outros atributos. No entanto, a adoção do livro didático pelos professores tem passado por alguns desafios, que envolvem, muitas vezes, questões formativas. Baseado em pesquisa realizada em João Pessoa-PB e Pesqueira-PE, com os professores de sociologia da rede estadual de ensino, durante o ano de 2015, a formação continuada de professores aparece como uma ferramenta política essencial para a adoção do livro didático de sociologia pelos professores.

Biografia do Autor

Thayene Gomes Cavalcante, Fundação Joaquim Nabuco

Mestra em Ciências Sociais (FUNDAJ) Professora de Sociologia (SSE/Paraíba)

 

Anicélia Ferreira da Silva, Fundação Joaquim Nabuco

Mestra em Ciências Sociais (FUNDAJ)

Técnica em Assuntos Educacionais (IFP)

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Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Dossiê