O diário de campo como recurso didático-pedagógico para a disciplina sociologia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p67Resumo
Este artigo mobiliza alguns dados e análises com base em um processo educacional envolvendo a disciplina de Sociologia e estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Os dados e discussões foram produzidos a partir das interações face a face proporcionada pela sequência didática de cinco aulas em uma instituição privada de ensino localizada na cidade de Ponte Nova, MG. A temática que norteou as aulas foi “Tecnologias e Mídias” e os conceitos mobilizados foram Tecnologia, TICs, NTICs e Mídia. Objetivou-se, com auxílio e participação dos estudantes, o estranhamento e desnaturalização dos usos e significados relativos às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no cotidiano deles. Como recurso didático os estudantes produziram “diários de campo” narrando um dia em sua rotina e foram orientados a fazer leitura deles e, com ajuda do professor, interpretar e analisar os dados contidos nos relatos. Notou-se que esse recurso auxiliou de modo eficaz na mediação do conhecimento crítico da realidade social e na compreensão científica da disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.