Maurício Tragtenberg, leitor de Max Weber: a educação em tempos racionalizados
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2025.e106901Palavras-chave:
Maurício Tragtenberg, Burocracia, EducaçãoResumo
O presente ensaio tem por objetivo pensar a questão educacional no pensamento de Maurício Tragtenberg a partir de sua leitura da obra de Max Weber. Para tanto, consideramos a influência weberiana a partir dos aspectos relacionados à racionalização ocidental e às transformações educacionais que foram necessárias para atender à demanda da relação entre meios e fins.
Referências
TRAGTENBERG, M. A delinquência acadêmica [1982]. In TRAGTENBERG, M. Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo: Ed. Unesp, [1982] 2004.
TRAGTENBERG, M. Administração, poder e ideologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
TRAGTENBERG, M. Educação Brasileira: diagnóstico e perspectivas [1979]. In TRAGTENBERG, M. Educação e burocracia. São Paulo: Ed. Unesp, [1979] 2012.
TRAGTENBERG, M. Franz Kafka - O Romancista do Absurdo. Revista Espaço Acadêmico. Ano 1, n. 07, 2001.
TRAGTENBERG, M. Memórias de um Autodidata no Brasil. São Paulo: Editora Escuta, 1999.
TRAGTENBERG, M. O Pensamento de Max Weber. Revista de História, [S. l.], v. 32, n. 65, p. 169-191, 1966.
TRAGTENBERG, M. Relações de Saber e Poder na Escola. Lua Nova, v. 1, n. 4, p. 68-72, 1985.
PROTETITI, H. A burocracia na sociologia da dominação de Max Weber: contribuições à pesquisa educacional. Revista em Tese, v. 18, n. 1, p. 253-277, 2021.
SILVA, A. O. Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária. Lutas Sociais, v. 6, p. 7–20, 2004.
SELL, C. Max Weber e a sociologia da educação. Revista Contraponto, v. 2, n. 2, p. 207-215, 2002.
SELL, C. Racionalidade e Racionalização em Max Weber. Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS), v. 27, n. 79, p. 153-233, 2012.
VIANA, A. O Pensamento de Maurício Tragtenberg. Goiânia: Editora Ragnatela, 2022.
WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UnB, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.





