Uma leitura do ensino de sociologia na educação básica: contribuições da crítica pós-colonial

Autores

  • Bruno Silva Santos universidade federal de são carlos
  • Erica Aparecida Kawakami Núcleo de Extensão da Universidade Federal de São Carlos-Escola.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p46

Resumo

Desde o retorno da Sociologia aos currículos escolares, algumas questões vêm sendo suscitadas em torno do ensino de Sociologia na Educação Básica: questões relacionadas à prática pedagógica e de cunho epistemológico. Influenciadas pela crítica pós-colonial, tais questões observam o fato de a Sociologia ser um conhecimento acadêmico forjado na Europa a partir de uma epistéme local e parcial. Deslocando a noção da Sociologia - enquanto ciência moderna que pensa a si mesma como conhecimento universal - é possível levantar uma série de indagações que evidenciem as ausências que têm sido produzidas pela teoria sociológica e pelo seu ensino. O foco deste artigo é contribuir para o exame da relação do ensino de Sociologia com os chamados estudos pós-coloniais, tendo como base o currículo escolar. Considera-se que as demandas políticas por reconhecimento da diferença, em termos culturais, territoriais e epistemológicos, e as insurgências de grupos e movimentos sociais, postas há décadas no Brasil, têm impactado a formulação de políticas públicas, entre as quais, políticas curriculares em Educação.

Biografia do Autor

Bruno Silva Santos, universidade federal de são carlos

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos.

Erica Aparecida Kawakami, Núcleo de Extensão da Universidade Federal de São Carlos-Escola.

Doutora em Sociologia (UFSCar), com graduação e mestrado em Psicologia (USP). É pedagoga e especialista em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de psicologia e educação, com foco na educação para as relações étnico-raciais e temática indígena na escola. É coordenadora pedagógica no curso de Especialização em Educação para as Relações Raciais/Sead-UFSCar e no Núcleo de Extensão UFSCar-Escola. É formadora no curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais (TAC/UFSCar). Temas de interesse e pesquisa: processos identitários, produção e representação do conhecimento, pós-colonialismos, currículo.

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Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo