Uma leitura do ensino de sociologia na educação básica: contribuições da crítica pós-colonial

Autores/as

  • Bruno Silva Santos universidade federal de são carlos
  • Erica Aparecida Kawakami Núcleo de Extensão da Universidade Federal de São Carlos-Escola.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p46

Resumen

Desde o retorno da Sociologia aos currículos escolares, algumas questões vêm sendo suscitadas em torno do ensino de Sociologia na Educação Básica: questões relacionadas à prática pedagógica e de cunho epistemológico. Influenciadas pela crítica pós-colonial, tais questões observam o fato de a Sociologia ser um conhecimento acadêmico forjado na Europa a partir de uma epistéme local e parcial. Deslocando a noção da Sociologia - enquanto ciência moderna que pensa a si mesma como conhecimento universal - é possível levantar uma série de indagações que evidenciem as ausências que têm sido produzidas pela teoria sociológica e pelo seu ensino. O foco deste artigo é contribuir para o exame da relação do ensino de Sociologia com os chamados estudos pós-coloniais, tendo como base o currículo escolar. Considera-se que as demandas políticas por reconhecimento da diferença, em termos culturais, territoriais e epistemológicos, e as insurgências de grupos e movimentos sociais, postas há décadas no Brasil, têm impactado a formulação de políticas públicas, entre as quais, políticas curriculares em Educação.

Biografía del autor/a

Bruno Silva Santos, universidade federal de são carlos

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos.

Erica Aparecida Kawakami, Núcleo de Extensão da Universidade Federal de São Carlos-Escola.

Doutora em Sociologia (UFSCar), com graduação e mestrado em Psicologia (USP). É pedagoga e especialista em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de psicologia e educação, com foco na educação para as relações étnico-raciais e temática indígena na escola. É coordenadora pedagógica no curso de Especialização em Educação para as Relações Raciais/Sead-UFSCar e no Núcleo de Extensão UFSCar-Escola. É formadora no curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais (TAC/UFSCar). Temas de interesse e pesquisa: processos identitários, produção e representação do conhecimento, pós-colonialismos, currículo.

Publicado

2015-12-09

Número

Sección

Artigo