Moldura e Horizontalidade na Primeira Missa no Brasil

Autores

  • Mário César Coelho Universidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2008v15n19p117

Palavras-chave:

Victor Meirelles, Primeira Missa no Brasil, Panorama

Resumo

Este artigo aborda as diferenças de linguagem entre duas formas de pintura executadas por Victor Meirelles, a "Primeira Missa no Brasil" em 1860 e "panoramas do Decobrimento deo Brasil" exposto em 1900. Os panoramas eram pinturas expostas numa arquitetura especial chamadas de rotundas e tiveram seu auge no século XIX. Enquanto o Panorama parece não ter limites numa circularidade horizontal, na pintura tradicional o espaço é delimitado pelas bordas do quadro. além disso, no caso da "primeira Missa no Brasil", algumas reproduções colocam em evid?encia apenas o detalhe da cena central.

Biografia do Autor

Mário César Coelho, Universidade Federal de Santa catarina

Professor do Departamento de Expressão Gráfica

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Publicado

2008-03-21

Edição

Seção

Dossiê