Moldura e Horizontalidade na Primeira Missa no Brasil

Autores/as

  • Mário César Coelho Universidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2008v15n19p117

Resumen

Este artigo aborda as diferenças de linguagem entre duas formas de pintura executadas por Victor Meirelles, a "Primeira Missa no Brasil" em 1860 e "panoramas do Decobrimento deo Brasil" exposto em 1900. Os panoramas eram pinturas expostas numa arquitetura especial chamadas de rotundas e tiveram seu auge no século XIX. Enquanto o Panorama parece não ter limites numa circularidade horizontal, na pintura tradicional o espaço é delimitado pelas bordas do quadro. além disso, no caso da "primeira Missa no Brasil", algumas reproduções colocam em evid?encia apenas o detalhe da cena central.

Biografía del autor/a

Mário César Coelho, Universidade Federal de Santa catarina

Professor do Departamento de Expressão Gráfica

Publicado

2008-03-21

Cómo citar

Coelho, M. C. (2008). Moldura e Horizontalidade na Primeira Missa no Brasil. Esboços: Historias En Contextos Globales, 15(19), 117–123. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2008v15n19p117

Número

Sección

Dosier