Problematizações das tecnologias digitais na formação do professor de história no contexto amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68318

Resumo

O presente artigo reflete sobre as possibilidades de formação de graduandos de licenciatura, pensando em diferentes usos das tecnologias digitais de informação e comunicação, elegendo como ponto de partida para essa problematização o trabalho docente em contextos diferenciados da Amazônia. Foi pautado em revisão bibliográfica que aborda discussões sobre tecnologias digitais da informação e da comunicação e seu envolvimento com a história social da Amazônia, região do Xingu, a fim de responder à questão: Como atender as demandas das tendências de inovação científica e tecnológica no contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na formação de professores? Como resultado, chegamos ao entendimento de que as tecnologias são consequências do processo de evolução da sociedade e que sua aplicação abrange aspectos do desenvolvimento em diversos setores, estando ligado à melhoria da qualidade de vida da população. Desse modo, a educação é o campo em que seu emprego pode ser difundido, havendo então necessidade de investimento na formação de professores nessa área do conhecimento.

Biografia do Autor

Leonardo Zenha Cordeiro, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Altamira, PA, Brasil

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialização em Educação a Distância(2006)Senac -MG. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(2010). Doutor(2016) em Politicas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisa envolvendo o Ensino Médio, cibercultura e cultura Digital . Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará . Tem experiência na área de Educação, cultura digital, Educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação,Formação de Professores, Educação do Campo, Educação a Distância e juventudes.

Renato Pinheiro da Costa, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Altamira, PA, Brasil

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

Cordeiro, L. Z., & Costa, R. P. da. (2020). Problematizações das tecnologias digitais na formação do professor de história no contexto amazônico. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 27(45), 228–248. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68318

Edição

Seção

Dossiê "História global e digital: novos horizontes para a investigação histórica"