Problematizações das tecnologias digitais na formação do professor de história no contexto amazônico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68318

Resumen

O presente artigo reflete sobre as possibilidades de formação de graduandos de licenciatura, pensando em diferentes usos das tecnologias digitais de informação e comunicação, elegendo como ponto de partida para essa problematização o trabalho docente em contextos diferenciados da Amazônia. Foi pautado em revisão bibliográfica que aborda discussões sobre tecnologias digitais da informação e da comunicação e seu envolvimento com a história social da Amazônia, região do Xingu, a fim de responder à questão: Como atender as demandas das tendências de inovação científica e tecnológica no contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na formação de professores? Como resultado, chegamos ao entendimento de que as tecnologias são consequências do processo de evolução da sociedade e que sua aplicação abrange aspectos do desenvolvimento em diversos setores, estando ligado à melhoria da qualidade de vida da população. Desse modo, a educação é o campo em que seu emprego pode ser difundido, havendo então necessidade de investimento na formação de professores nessa área do conhecimento.

Biografía del autor/a

Leonardo Zenha Cordeiro, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Altamira, PA, Brasil

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialização em Educação a Distância(2006)Senac -MG. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(2010). Doutor(2016) em Politicas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pesquisa envolvendo o Ensino Médio, cibercultura e cultura Digital . Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará . Tem experiência na área de Educação, cultura digital, Educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação,Formação de Professores, Educação do Campo, Educação a Distância e juventudes.

Renato Pinheiro da Costa, Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Altamira, PA, Brasil

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Publicado

2020-06-19

Cómo citar

Cordeiro, L. Z., & Costa, R. P. da. (2020). Problematizações das tecnologias digitais na formação do professor de história no contexto amazônico. Esboços: Historias En Contextos Globales, 27(45), 228–248. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68318

Número

Sección

Dossiê "História global e digital: novos horizontes para a investigação histórica"