Uma ‘verdadeira réplica’: considerações acerca da noção de autenticidade no campo do patrimônio cultural

Autores/as

  • Leticia Bauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n26p14

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir alguns aspectos relativos à noção de autenticidade no campo do patrimônio cultural, em especial no que se refere aos remanescentes materiais do passado. A partir de pontos de vista diversos, propõe-se a relativização da oposição entre autêntico e inautêntico, buscando localizar nas cópias, reproduções e reconstruções pertinentes objetos de estudo para pesquisadores interessados nas temáticas associadas ao patrimônio cultural na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Leticia Bauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Historiadora com atuação na área do Patrimônio Cultural. Atuou como pesquisadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dirigiu o Museu das Missões. Nessa instituição, desenvolveu uma série de atividades relacionadas à conservação e divulgação do acervo, além de planejar e desenvolver a primeira etapa do Projeto de Requalificação da Exposição de Longa Duração do Museu. Foi pesquisadora e coordenadora executiva do Projeto Victor Meirelles - Memória e Documentação, desenvolvido pelo Museu Victor Meirelles/ IBRAM/ MinC. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2011-12-02

Cómo citar

Bauer, L. (2011). Uma ‘verdadeira réplica’: considerações acerca da noção de autenticidade no campo do patrimônio cultural. Esboços: Historias En Contextos Globales, 18(26), 14–28. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n26p14