Demoiselles católicas e misses protestantes: dois modelos antagônicos de educação no século XIX

Autores

  • Gabrielle Houbre
  • Maria H.G. Mamigonian Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marlon Salomon Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Na França do século XIX, as jovens das elites eram educadas sob rígidos princípios católicos: predominavam assim, as tutelas da mãe e da Igreja, bem como os valores da inocência e da virgindade, em uma educação que as separava escrupulosamente do sexo masculino. Entretanto, a partir da monarquia Censitária, surgiram críticas a este modelo educacional que acabava formando jovens simplórias, o contrario das misses protestantes, jovens inglesas e americanas emancipadas, educadas nos princípios do self government e experientes – sobretudo pela prática do flirt – nas relações com o sexo masculino. Na Belle Epoque, a comparação entre os dói modelos de educação tornou-se um tema freqüente na literatura e se impôs como importante questão social.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Houbre, G., H.G. Mamigonian, M., & Salomon, M. (2004). Demoiselles católicas e misses protestantes: dois modelos antagônicos de educação no século XIX. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 11(11), pp. 241–253. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/508

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