A politização das universidade em um context pós-colonial: um esboço histórico do ativismo politico estudantil na Índia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e84909Palavras-chave:
Índia, Política Estudantil, Construção da naçãoResumo
Este artigo examina a natureza e as trajetórias históricas da política estudantil na Índia.Ao fazê-lo,
procura levar adiante o argumento de que os estudantes representam uma agência política poderosa e informada, motivada ao longo dos eixos do lançamento de mudanças de grande escala ou da abordagem de questões menores do campus. Também procura mapear os antecedentes e dissecar os fatores que levaram ao início, declínio e ressurgimento de movimentos estudantis em sociedades pós-coloniais, particularmente na Índia, onde a contribuição de jovens ou estudantes para a construção da nação por meio do ativismo ou da participação na política dominante pode dificilmente ser desconsiderado. Embora a década de 1960 tenha testemunhado globalmente a ascensão dos movimentos estudantis, este artigo argumenta que essa tem sido uma característica intrínseca no contexto indiano há quase um século, tanto antes quanto depois da independência do domínio colonial e, assim, conclui com a ideia de que os espaços universitários têm sido parte integrante de tais desenvolvimentos. Assim, uma nova contribuição está em traçar uma periodização da política estudantil nesse contexto.
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