Desenvolvimento do caráter moral e tolerância em Rawls e Höffe

Autores

  • Celso de Moraes Pinheiro UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2009v8n3p115

Resumo

O objetivo deste texto é examinar as aproximações entre Rawls e Höffe em relação à educação e à formação moral. De acordo com Höffe e Rawls, a finalidade da educação é realizar a moralização e a humanização. Para Rawls, a educação deve ensinar aos alunos os conceitos necessários para atuarem como pessoas razoáveis em seu futuro papel de cidadãos. A educação política liberal deve, desta forma, ensinar aos alunos que, agir como pessoas razoáveis em suas relações políticas públicas com cada um dos outros, envolve o uso de idéias e valores de uma razão pública. Höffe, por sua vez, define a educação ideal como o processo de socialização, civilização e moralização do homem. Para ele, a educação ideal é educar o homem de acordo com os princípios do respeito e da tolerância, isto é, Höffe conclui que uma sociedade justa deve ser tolerante. Para ambos os filósofos a educação serve como fundamento para uma sociedade justa.

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Publicado

2012-05-27

Edição

Seção

Artigos