Os limites do positivismo jurídico e a função política da ideia de direito natural na crítica de Alessandro P. d’Entrèves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2022e89464

Palavras-chave:

Positivismo jurídico, Jusnaturalismo, Filosofia política, Alessandro Passerin d’Entrèves

Resumo

O presente artigo investiga a abordagem ao direito natural e a crítica ao positivismo jurídico feita pelo filósofo italiano do direito e da política Alessandro Passerin d’Entrèves (1902-1985). O autor recorre a uma abordagem historicizada das ideias de lei e direito natural e identifica nelas uma função política. Longe de querer resgatar uma ideia arcaica de direito natural, ou tentar convencer da vantagem de um ou outro valor superior, o filósofo parece afirmar a necessidade de inclusão de cláusulas de valor no sistema jurídico-político. Por um lado, limitando o campo de atuação da ciência jurídica e política; por outro, imprimindo movimento ao sistema de valores ao direcioná-lo às perguntas perenes que as doutrinas do direito e lei natural pretenderam responder, indicando com isso a função política que desde sempre exerceram. Ao indicar a Filosofia Política como herdeira do debate acerca da autoridade, tenta superar quer as limitações do positivismo quanto do jusnaturalismo.

Biografia do Autor

Maisa Martorano Suarez Pardo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Filosofia (Unicamp).

Referências

DAHL, R. A. The Concept of Power. In: Behavioral Science, 1957.

D’ENTRÈVES, A. P. Natural Law. An Introduction to Legal Philosophy. New Jersey, Transaction Publishers, 1996, 2ª edição.

D’ENTRÈVES, A. P. La Dottrina dello Stato. Elementi di analisi e di interpretazione. Torino: Giapichelli, 2009 3ª edição.

D’ENTRÈVES, A. P. The Notion of State. An Introduction to Political Theory. Oxford: Claredon Press, 1967 1ª edição, e também, 1969 2ª edição.

GIERKE, O. Von, Natural Law and the Theory of Society I. Cambridge: Cambridge University Press, 1950.

KANT, I. A Metafísica dos Costumes. 2ª. ed. Bauru, SP: Edipro, 2008.

KANT, I. Crítica da razão prática. 2ª. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.

KELSEN, H. O problema da justiça. 3ª. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.

KELSEN, H. General Theory of Law and State. Cambridge, EUA: Harvard University Press, 1945.

LEWIS, C. S. The Abolition of Man. HarperCollins e-books, Maio de 2009.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Dossiê Positivismo Jurídico / Legal Positivism