Os limites do positivismo jurídico e a função política da ideia de direito natural na crítica de Alessandro P. d’Entrèves

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2022e89464

Palabras clave:

Positivismo jurídico, Jusnaturalismo, Filosofia política, Alessandro Passerin d’Entrèves

Resumen

O presente artigo investiga a abordagem ao direito natural e a crítica ao positivismo jurídico feita pelo filósofo italiano do direito e da política Alessandro Passerin d’Entrèves (1902-1985). O autor recorre a uma abordagem historicizada das ideias de lei e direito natural e identifica nelas uma função política. Longe de querer resgatar uma ideia arcaica de direito natural, ou tentar convencer da vantagem de um ou outro valor superior, o filósofo parece afirmar a necessidade de inclusão de cláusulas de valor no sistema jurídico-político. Por um lado, limitando o campo de atuação da ciência jurídica e política; por outro, imprimindo movimento ao sistema de valores ao direcioná-lo às perguntas perenes que as doutrinas do direito e lei natural pretenderam responder, indicando com isso a função política que desde sempre exerceram. Ao indicar a Filosofia Política como herdeira do debate acerca da autoridade, tenta superar quer as limitações do positivismo quanto do jusnaturalismo.

Biografía del autor/a

Maisa Martorano Suarez Pardo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Filosofia (Unicamp).

Citas

DAHL, R. A. The Concept of Power. In: Behavioral Science, 1957.

D’ENTRÈVES, A. P. Natural Law. An Introduction to Legal Philosophy. New Jersey, Transaction Publishers, 1996, 2ª edição.

D’ENTRÈVES, A. P. La Dottrina dello Stato. Elementi di analisi e di interpretazione. Torino: Giapichelli, 2009 3ª edição.

D’ENTRÈVES, A. P. The Notion of State. An Introduction to Political Theory. Oxford: Claredon Press, 1967 1ª edição, e também, 1969 2ª edição.

GIERKE, O. Von, Natural Law and the Theory of Society I. Cambridge: Cambridge University Press, 1950.

KANT, I. A Metafísica dos Costumes. 2ª. ed. Bauru, SP: Edipro, 2008.

KANT, I. Crítica da razão prática. 2ª. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.

KELSEN, H. O problema da justiça. 3ª. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.

KELSEN, H. General Theory of Law and State. Cambridge, EUA: Harvard University Press, 1945.

LEWIS, C. S. The Abolition of Man. HarperCollins e-books, Maio de 2009.

Publicado

2023-03-16

Número

Sección

Dossiê Positivismo Jurídico / Legal Positivism