Apel sobre a origem da moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2020v19n3p553

Resumo

Na primeira metade da década de 1980, Apel tentou situar a ética do discurso no contexto de uma reconstrução da capacidade humana de pensar e agir moralmente. Ao fazer isso, lançou mão dos resultados de ciências naturais como a etologia e a psicologia evolucionista. O artigo discute a tentativa apeliana de uma fundamentação antropológica da necessidade da ética. A primeira parte apresenta brevemente a reconstrução apeliana das origens evolucionárias e históricas da ética. Na segunda parte, tal reconstrução é parcialmente corrigida e defendida contra explicações alternativas das origens evolucionárias da moral.

Biografia do Autor

Alessandro Pinzani, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, S.C.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Bolsista de Produtividade do CNPq. E-mail: alessandro@cfh.ufsc.br, Orcid-Id.: 0000-0001-8721-2134. A pesquisa para este artigo recebeu o apoio do CNPq (processo n. 302590/2018-8).

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Dossiê O pensamento de Karl-Otto Apel