A questão da mulher em Rousseau e as críticas de Mary Wollstonecraft

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2019v18n3p357

Resumen

Rousseau foi um dos maiores expoentes da intelectualidade europeia do século XVIII e que, juntamente com os demais, não escapou de reproduzir em seus escritos a visão da família patriarcal, sobretudo no Emílio. Wollstonecraft foi uma escritora e filósofa inglesa, conhecida defensora dos direitos das mulheres, que criticou Rousseau. O presente texto procura discutir diferenças e aproximações entre os dois, buscando ressaltar que o filósofo genebrino contribuiu com o debate, mesmo sem ter discutido o tema diretamente. Também procura demonstrar que é um equívoco interpretá-lo como um antifeminista ou alguém que tenha sido contrário à educação da mulher, tal como o fez Wollstonecraft em seu livro A vindication of the rights of woman.

Biografía del autor/a

Wilson Alves de Paiva, UFG

Doutor em Filosofia da Educação, pela USP, com pós-doutorado na University of Calgary (Canadá). Mestre em Filosofia Ética e Política, pela UFG, especialista em Educação, pela FACINTER e graduado em Pedagogia pela UFPA. Professor da Faculdade de Educação da UFG e do PPGE - Programa de Pós-Graduaçao em Educação da UFG (stricto sensu). É especialista em Rousseau, como foco na obra "Emílio ou da Educação". É membro da Rousseau Association, da Societé Jean-Jacques Rousseau, da Sociedade Portuguesa de Filosofia, da ABES18 e além de outras associações e grupos de pesquisa no Brasil e no exteior. Foi editor da Revista Vita et Sanitas (FUG) e da Revista EducAtiva (PUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia Educação, Ensino de filosofia, Filosofia para crianças e adolescentes,Teorias educacionais, cultura e educação, educação brasileira, jesuítas, colonização, filosofia política, democracia, Rousseau, descentralização educacional, municipalização do ensino, políticas públicas, política e escola. Foi professor visitante na Facultad de Filosofía da Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e na Werklunk School of Education da University of Calgary (Canada).

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Publicado

2019-12-31

Número

Sección

Artículos