Recusa desejante: uma interpretação do conceito adorniano de ressentimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2021.e82498

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Astronomia, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, Teste de Hipóteses.

Resumo

A proposta do presente trabalho é apresentar uma interpretação do conceito de ressentimento na obra de Theodor W. Adorno que resulta de uma pesquisa mais ampla sobre esse mesmo objeto. Considerando que Adorno não define o conceito, mas o pulveriza em sua obra, propõe-se aqui uma constelação conceitual que lance luz sobre a dinâmica do ressentimento. Tal constelação inclui: o preconceito, a personalidade autoritária, o narcisismo ferido e a subjetividade danificada. A partir dessa interpretação, é possível indicar que o conceito de ressentimento, em Adorno, é uma constelação afetiva que tende a emergir não simplesmente no contexto da subjetividade danificada, mas fundamentalmente, quando o sujeito se faz cúmplice do sacrifício dos vestígios de individualidade. Entende-se, assim, que a ambiguidade presente no conceito fornece elementos importantes para a crítica.

Biografia do Autor

Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE

Psicóloga, técnica em Música, Mestre em Educação Escolar, Doutora em Educação; atualmente é docente no curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE), atuando nas áreas de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e afins.

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Publicado

2021-10-29

Edição

Seção

Dossiê A teoria crítica de Theodor W. Adorno