O papel da extensão no processo pedagógico de formação de professores: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e100198Palavras-chave:
Formação Inicial, Formação Continuada, Ensino de Ciências, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Este texto tem como objetivo discutir questões que consideramos fundamentais na formação inicial e continuada de professores, entre elas a relação conteúdo-forma e as ações extensionistas como parte do processo pedagógico. Para tanto levamos em conta ser o Ensino Superior complexo e passível de crítica quanto às funções que desempenha no contexto político-ideológico de desenvolvimento da sociedade brasileira, assim como a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que ainda não é totalmente compreendida e executada na prática. Para problematizar, recorreremos a duas experiências distintas desenvolvidas em uma universidade pública, com a colaboração de grupos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), as quais vêm confirmar o papel da universidade enquanto espaço privilegiado na formação de professores por meio da produção de conhecimentos que criam condições objetivas para a inserção inicial no ambiente escolar e para uma prática mais coerente e consequente daqueles que já estão em exercício.
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