Rede de aprendizagem – ensino-aprendizagem de língua inglesa e multiletramentos

Autores

  • Emiliana Fernandes Bonalumi Universidade Federal de Rondonópolis
  • Jéssica Correia Cavalcante Universidade Federal de Rondonópolis
  • Jhony Vinicius Souza Nunes Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e100379

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Multiletramentos, Ensino Focado para Seminaristas

Resumo

O artigo propõe desenvolver um trabalho baseado no ensino e aprendizado de multiletramentos. O intuito é demonstrar que o ensino de língua inglesa (L2) compreende aspectos culturais, históricos e sociais de uma língua. Uma das atuais intenções é prover oportunidades para que discentes sem contato com a docência anteriormente tenham perspectiva de como lecionar a língua inglesa pela primeira vez, visto que a proposta do projeto não é apenas o ensino de língua inglesa, mas também a de proporcionar experiências práticas de sala de aula remotamente pela primeira vez para os extensionistas, via Google Meet. Além disso, visa à produção e reflexão de materiais e aulas específicas voltadas para o ensino de Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Emiliana Fernandes Bonalumi, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Letras Habilitação Tradutor (Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), graduação em Letras Português e Inglês (Licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), pós-graduação em Estudos da Tradução pela University of Manchester Institute of Science and Technology, Inglaterra (2003), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), doutorado-sanduíche em Estudos Linguísticos com Bolsa PDEE-CAPES pela Università degli Studi di Bari, Itália (2008), doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2024). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso. 

Jéssica Correia Cavalcante, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Cuiabá. Graduação em andamento em Licenciatura Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal de Rondonópolis. Atualmente é docente efetiva da Escola Municipal Frei Milton Marques da Silva. 

Jhony Vinicius Souza Nunes, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduação em andamento em Licenciatura de Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal de Rondonópolis. 

Referências

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Publicado

2025-08-27