Rede de aprendizagem – ensino-aprendizagem de língua inglesa e multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e100379Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, Multiletramentos, Ensino Focado para SeminaristasResumo
O artigo propõe desenvolver um trabalho baseado no ensino e aprendizado de multiletramentos. O intuito é demonstrar que o ensino de língua inglesa (L2) compreende aspectos culturais, históricos e sociais de uma língua. Uma das atuais intenções é prover oportunidades para que discentes sem contato com a docência anteriormente tenham perspectiva de como lecionar a língua inglesa pela primeira vez, visto que a proposta do projeto não é apenas o ensino de língua inglesa, mas também a de proporcionar experiências práticas de sala de aula remotamente pela primeira vez para os extensionistas, via Google Meet. Além disso, visa à produção e reflexão de materiais e aulas específicas voltadas para o ensino de Língua Inglesa.
Referências
FOGAÇA, F. C.; JORDÃO, C. Ensino de inglês, letramento crítico e cidadania: Um triângulo amoroso bem-sucedido. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 79-105, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i14.906. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/906.
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Critical Literacy and New Technologies. 1998, 32p.; Paper presented at the Annual Meeting of the American Educational Research Association (San Diego, CA, April 13-17, 1998). Disponível em http://www.geocities.com/Athens/Academy/1160/critlitnewtechs.html.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. Towards. Redefinition of Critical Literacy: conflict and meaning making. Universityof São Paulo (TranslationfromthePortuguese) Para uma Redefinição de Letramento Crítico in: Maciel, R.F & Araújo, V.A. (2011) (orgs) Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas, Paco Editorial pp.128-140.
MONTEMÓR, W. Critical literacies, meaning making and new epistemological perspectives. MaticesenLenguasExtranjeras (Bogota, Colombia), v.02, p.01 - 18, 2009.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
