Estação Ciência - construindo perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem da matemática

Autores

  • Renata Camacho Bezerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marli Schmitt Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Danieli Aquino Somensari Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p96

Palavras-chave:

Extensão, Lúdico, Matemática

Resumo

 

O artigo que ora apresentamos reflete no âmbito da universidade a articulação realizada entre o ensino, a pesquisa e a extensão no projeto intitulado “Estação Ciência: Módulo de Matemática”, numa parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu e a Fundação Parque Tecnológico ITAIPU – FPTI/BR. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto, relacionam conceitos matemáticos presentes no cotidiano das pessoas, de forma prazerosa, dinâmica e criativa, explorando o lúdico, incentivando a curiosidade e ainda, construindo e (re) construindo o conhecimento, tanto dos alunos quanto dos atuais e futuros professores da disciplina de Matemática. O projeto realiza-se desde o ano de 2006 sendo que a partir de 2008 passou a ter caráter permanente.

 

Biografia do Autor

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Licenciada em Matemática e Mestre em Educação Matemática. Professora do Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguau desde 2001.

Marli Schmitt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu e bolsista do PTI/PDTA.

 

Danieli Aquino Somensari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu e bolsista do PTI/PDTA.

 

Downloads

Publicado

2009-12-15