Operação Rondon: realidade aumentada do projeto museu virtual aplicada na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p191Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados das atividades realizadas com as escolas públicas do município de São José da Boa Vista, através da Operação Rondon com a realização de uma oficina para apresentar uma nova ferramenta didática com Realidade Aumentada e também mostra a evolução dos computadores e de seus equipamentos para nova geração de usuários. Foram realizadas oficinas no município de São José da Boa Vista nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2015 com a aplicação de Realidade Aumentada desenvolvida no projeto de extensão Museu da Computação da UEPG em escolas com alunos entre cinco a doze anos. A Realidade Aumentada se mostrou eficiente e atrativa na educação e apoio a materiais convencionais de estudo, ajudando até mesmo na educação especial.
Referências
AZUMA, R. T. et. al. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v .21, n.6, p. 34-47. 2001.
______. A Survey of Augmented Reality, UNC Chapel Hill, In Presence: Teleoperators and Virtual Environments, 1997.
BIAGINI, Amalyn Mazzottini et. al. Realidade Aumentada e Crianças: Estudo de Viabilidade para o uso no Museu da Computação da UEPG-Museu Virtual. Disponível em: <http://www.uepg.br/proex/conex/9/anais/9conex_anais/153.pdf> Acesso em: 05 ago. 2015.
KIRNER, C. and ZORZAL, E. R. Aplicações Educacionais em Ambientes Colaborativos de Realidade Aumentada. XVI SBIE2005 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, UFJF, Juiz de Fora - MG. 2005.
LUZ, R et. al.. Análise de Aplicações de Realidade Aumentada na Educação Profissional: Um Estudo de Caso no SENAI DR/GO. 5o. Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA´2008. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/wrva /artigos/50460.pdf> Acesso em 05. ago. 2015.
REALIDADE AUMENTADA. Disponível em: <http://www.realidadeaumentada.net/>. Acesso em: 05 ago. 2015.
UM GUIA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml> Acesso em: 05 ago. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.