Operação Rondon: realidade aumentada do projeto museu virtual aplicada na educação infantil

Autores

  • Hugo Leonardo Petla Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Diolete Lati Cerutti Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Tatiana Montes Celinski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Frederico Guilherme de Paula Ferreira Ielo Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p191

Palavras-chave:

Educação, Interatividade, Materiais pedagógicos baseados em computador

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados das atividades realizadas com as escolas públicas do município de São José da Boa Vista, através da Operação Rondon com a realização de uma oficina para apresentar uma nova ferramenta didática com Realidade Aumentada e também mostra a evolução dos computadores e de seus equipamentos para nova geração de usuários. Foram realizadas oficinas no município de São José da Boa Vista nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2015 com a aplicação de Realidade Aumentada desenvolvida no projeto de extensão Museu da Computação da UEPG em escolas com alunos entre cinco a doze anos. A Realidade Aumentada se mostrou eficiente e atrativa na educação e apoio a materiais convencionais de estudo, ajudando até mesmo na educação especial.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Petla Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Congressista Rondon

Diolete Lati Cerutti, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Congressista Rondon

Tatiana Montes Celinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Congressista Rondon

Frederico Guilherme de Paula Ferreira Ielo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Congressista Rondon

Referências

AZUMA, R. T. et. al. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v .21, n.6, p. 34-47. 2001.

______. A Survey of Augmented Reality, UNC Chapel Hill, In Presence: Teleoperators and Virtual Environments, 1997.

BIAGINI, Amalyn Mazzottini et. al. Realidade Aumentada e Crianças: Estudo de Viabilidade para o uso no Museu da Computação da UEPG-Museu Virtual. Disponível em: <http://www.uepg.br/proex/conex/9/anais/9conex_anais/153.pdf> Acesso em: 05 ago. 2015.

KIRNER, C. and ZORZAL, E. R. Aplicações Educacionais em Ambientes Colaborativos de Realidade Aumentada. XVI SBIE2005 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, UFJF, Juiz de Fora - MG. 2005.

LUZ, R et. al.. Análise de Aplicações de Realidade Aumentada na Educação Profissional: Um Estudo de Caso no SENAI DR/GO. 5o. Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA´2008. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/wrva /artigos/50460.pdf> Acesso em 05. ago. 2015.

REALIDADE AUMENTADA. Disponível em: <http://www.realidadeaumentada.net/>. Acesso em: 05 ago. 2015.

UM GUIA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml> Acesso em: 05 ago. 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-07