Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF: práticas de um acadêmico de nutrição

Maria Paula Fernades de Melo, Maria Irene de Castro Barbosa, Eloise Schott, Maylla Luanna Barbosa Martins

Resumo


O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência de estágio de nutrição nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) em duas Unidades de Saúde da Família de Palmas-TO. Trata-se de estudo realizado em dois meses, tendo como principais atividades desenvolvidas as orientações nutricionais aos diversos grupos populacionais como hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos, adolescentes, escolares e seus pais. O principal método utilizado foi a educação alimentar e nutricional por meio de metodologias ativas e lúdicas objetivando o empoderamento dos sujeitos. Foi possível construir saberes para os usuários do sistema de atenção básica e para o estagiário que analisou as possibilidades de atuação do nutricionista no NASF, adquirindo novos conhecimentos. A importância do profissional na rede de assistência pública à saúde foi evidenciada durante todo o período de estágio. Conclui-se que as atividades coletivas de planejamento, intersetorialidade e educação permanente proporcionam um ótimo ambiente de promoção à saúde.


Palavras-chave


Saúde Pública; Educação Alimentar e Nutricional; Atenção Básica; Nutrição

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p164



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.