A preparação de uma equipe do Projeto Rondon: na perspectiva dos elementos positivos

Renan Valério Eduvirgem, Kimberli Pauline Berwig, André Gustavo da Cunha Ramalho, Fernando de Souza Silva

Resumo


Neste trabalho são apresentados quatro elementos considerados como positivos na preparação dos rondonistas de uma IES pública e que se espera que possam ser úteis para outras equipes. Em uma IES pública, a verba para tais finalidades é escassa e seu processo de obtenção é burocrático. Por fim, foram levantados R$ 1.275,00 líquidos com a venda de 150 pizzas. O segundo elemento, foi uma capacitação em liderança facilitadora, fruto de uma parceria com uma consultoria em desenvolvimento de pessoas. O terceiro elemento positivo foi um resultado da busca pela capacitação da equipe: a aproximação dos rondonistas com a comunidade do entorno da universidade. O último, e não menos importante ponto a destacar foi o envolvimento de suplentes (professor e aluno) nas ações de capacitação. O objetivo era que em caso de necessidade de assumir o posto de alguém, eles já estivessem envolvidos com o projeto.


Palavras-chave


Projeto Rondon; Preparação; Desenvolvimento Social; Liderança Facilitadora

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, José Oliveira de. Horta Comunitária de Maringá: Inclusão Social e Produtiva. Federação Indústrias Estado do Paraná. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2015.

PORTAL EDUCAÇÃO. O líder age como um facilitador. Disponível em: . Acesso em 15 nov 2016.

SANTOS, Maria da Soledade Simeão dos; MENDES, Isabel Amélia Costa. Projeto Rondon: a metodologia educativo assistencial de trabalho dos estagiários universitários. Esc. Anna Nery R. Enf, v.9, n.1, p.124-137, 2005.

VENDRAMINI, P. Liderança e mudança organizacional: as categorias essenciais do líder facilitador. 2000. 225 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n25p203



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.