Atenção Oncológica na Atenção Básica: projeto de extensão na formação de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Luciana Martins da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amanda Espíndola de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiza Kretzer Berndt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jane Cristina Anders Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vera Radünz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Izabel Jatobá de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p107

Palavras-chave:

Educação Superior, Oncologia, Enfermagem, Extensão Comunitária

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar como os acadêmicos de enfermagem, bolsistas do projeto de extensão “Atenção Oncológica na Atenção Básica de Florianópolis: a Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina auxiliando os enfermeiros nas demandas de qualificação” percebem e avaliam a aprendizagem e a contribuição para o exercício profissional. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, incluindo sete acadêmicos de enfermagem, participantes do projeto de extensão. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário, em setembro de 2016. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. As categorias estabelecidas foram: Contribuição para formação em enfermagem; Contribuição para a educação permanente em enfermagem e para a atenção oncológica na atenção básica em saúde; Problematização da atuação do enfermeiro na atenção básica em saúde e formação acadêmica. Os bolsistas apontaram a efetividade da participação em projeto de extensão como estratégia formativa.

Biografia do Autor

Luciana Martins da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Líder do Laboratório de Pesquisa Cuidando & Confortando. Florianópolis-SC-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando & Confortando.

Amanda Espíndola de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisa Cuidando & Confortando. Florianópolis-SC-Brasil.

Luiza Kretzer Berndt, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Pesquisa Cuidando & Confortando. Florianópolis-SC-Brasil.

Jane Cristina Anders, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Vera Radünz, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC-Brasil.

Ana Izabel Jatobá de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-11-09