Abordagem do tabagismo em uma sala de espera: uma experiência extensionista

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marília Nalon Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Valéria de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Diego Machado de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Larisse Matins Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p127

Palavras-chave:

Sala de Espera, Educação em Saúde, Tabagismo

Resumo

O presente estudo, um relato de experiência moldado à técnica qualitativo-descritiva e estruturado sob estratégia narrativa, traz em seu objetivo a descrição de um relato de experiência vivenciado pelo Projeto de Extensão Sala de Espera (UFJF/GV) na UAPS-Esperança do município de Governador Valadares, MG. Norteada pela demanda do serviço local, coube à equipe extensionista o desenvolvimento de uma atividade, de cunho educativo-preventivo, abarcando o tema “Tabagismo”. A dinâmica das ações foi sistematizada em três tempos sequenciados: “O pensar”, “O fazer” e “O refletir”. Da experiência foram levantados pontos positivos (ambientalização; quantidade de usuários; receptividade e/ou participação da equipe profissional da UAPS; presença do corpo docente como observadores; interpessoalidade e valorização do conhecimento da população) e negativos (dificuldade em lhe dar com os ruídos do ambiente; falta da construção de um instrumento de avaliação; necessidade de se criar uma identificação do grupo). Em conclusão, além de reconhecer neste espaço a sensibilização dos usuários em espera frente ao assunto abordado, enfoca-se o papel da extensão universitária em prol de uma formação acadêmica mais contextualizada e humanizada. Afinal, extensão é isso, inserir vida no ensino superior, é dinamizar espaços em prol da almejada coletividade.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2007), especialista em Saúde Coletiva (UFJF/2008) e mestre em Clínica Odontológica/Saúde Coletiva (UFJF/2010). Professor do Departamento de Odontologia do Campus Avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo ações em ensino, pesquisa, extensão e gestão. Quanto à atuação, descreve-se: Ciências da Saúde (Grande área), Odontologia (Área de conhecimento), Odontologia Social e Preventiva (Subárea) e Saúde Coletiva (Especialidade).

Marília Nalon Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), residente/especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela Universidade Federal Fluminense (1982-1984), mestre em Fundamentos da Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2000), doutora em Odontologia Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Atualmente é subchefe do Departamento de Odontologia Restauradora (2013-2015) e Professora Associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Valéria de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Grande Rio (1987), Especialização em Saúde Coletiva pela PUC-RJ (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense - área de concentração em Odontologia Social. Professora do Departamento de Odontologia do Campus Avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo ações em ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Diego Machado de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora Campus avançado Governador Valadares.

Larisse Matins Aguiar, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora Campus avançado Governador Valadares.

Referências

ALMEIDA, L.E.; PEREIRA, M.N.; BARA, E.F. Programa de Capacitação de Ideias (PCI). In: Pró-Saúde: Ensino, Pesquisa e Extensão – Almeida, L.E. et al. Juiz de Fora: Editar Juiz de Fora, 2009a. pp.: 165-91.

ALMEIDA, L.E.; PEREIRA, M.N.; BARA, E.F. Projeto de Extensão Sabiá: a introdução de uma prática integralizadora no ensino odontológico. In: Pró-Saúde: Ensino, Pesquisa e Extensão – Almeida, L.E. et al. Juiz de Fora: Editar Juiz de Fora, 2009b. pp.: 126-64.

BELL, J. Projeto de Pesquisa – Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.

BRONDANI, J.E.; ARANDA, A.L.; MORIN, V.L.; FERRAZ, T.R.; COLOMÉ, C.L.M.; FEDOSSE, E. Percepções de gestantes e puérperas acerca da sala de espera em uma Unidade Básica de Saúde integrada à Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Promoç Saúde, 26(1): 63-70, 2013.

CARVALHO, A.C.P.; KRIGER, L. Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas, 2006.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa – Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2006a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006b.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2007.

MOREIRA, M.R.; NOVAES, M.S.P.; MOCHIDOME, F.I.; WANDERLEY, L.; RANGEL, L.S.O. Projeto de educação em sala de espera: uma proposta de promoção de saúde – avaliação de 1 ano. Biosci J., 18(2): 103-8, 2002

NORA, C.R.D.; MÂNICA, F.; GERMANI, A.R.M. Sala de espera uma ferramenta para efetivar a educação em saúde. Revista Saúde e Pesquisa, 2(3):397-402, 2009.

PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública, 35(1):103-9, 2001.

REIS, I.N.C.; SILVA, I.L.R.; UN, J.A.W. Espaço público na Atenção Básica de Saúde: Educação Popular e promoção da saúde nos Centros de Saúde-Escola do Brasil. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, 18(2): 1161-74, 2014.

RIBEIRO, E.M.; PIRES, D.; BLANK, V.L.G. A teorização sobre o processo de trabalho em saúde como instrumental para a análise do Programa de Saúde da Família. Cad Saúde Pública, 20(2):438-446, 2004.

RODRIGUES, A.D.; DALLANORA, C.R.; ROSA, J.; GERMANI, A.R.M. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Vivências, 5(7): 101-6, 2009.

ROSA, J.; BARTH, P.O.; GERMANI, A.R.M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, 35(129):121-30, 2011.

SALIMENA, A.M.O.; ANDRADE, M.P.; MELO, M.C.S.C. Familiares na sala de espera do centro cirúrgico: sentimentos e percepções. Cienc Cuid Saude, 10(4):773-80, 2011.

SATO, M.; AYRES, J.R.C.M. Arte e humanização das práticas de saúde em uma Unidade Básica. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, 19(55):1027-38, 2015.

TEIXEIRA, E.R.; VELOSO, R.C.; O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm, 15(2):320-5, 2006.

TÔRRES, L.H.N.; PAULA, J.S.; SOUSA, M.L.R.; MIALHE, F.L. Histórias em quadrinhos na sala de espera: um método de educação em saúde bucal. Odontol. Clín.-Cient.,10(1): 69-72, 2011.

VALENTE, M.A.S.; ANDRADE, A.G.; ALCÂNTARA, P.G.; SILVA, P.S.A. O que te espera na Sala de Espera: educação em saúde em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Governador Valadares (MG). Caminho Aberto - Revista de Extensão do IFSC, 1(2): 137-41, 2015.

ZAMBENEDETTI, G. Sala de Espera como Estratégia de Educação em Saúde no Campo da Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis. Saúde Soc., 21(4): 1075-86, 2012.

Downloads

Publicado

2018-04-23