Enfoque del tabaquismo en una sala de espera: una experiencia extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p127Resumen
Objetivo: el presente estudio, a través de un relato, materializa experimentaciones vivenciadas por el "Proyecto de Extensión Sala de Espera" (PESE). Método: dirigida por la demanda del servicio local, correspondió al equipo extensionista, orientada por la temática "Tabaquismo", el desarrollo de una acción de cuño educativo y preventivo en una sala de espera. Utilizando el instrumento "TPC", las acciones fueron dinamizadas en tres tiempos secuenciados: "El pensar", "El hacer" y "El reflejar". Resultados: ponderando las fuerzas y las fragilidades encontradas, el grupo de trabajo consagró la experiencia como exitosa. Conclusión: el trabajo refuerza el fundamental papel en la extensión en la formación profesional, la efectividad del instrumento "TPC", el reconocimiento de la sala de espera como espacio colectivo para la promoción de actividades educativas, incluyendo allí la dinamización de la temática "Tabaquismo" finalmente, despierta la importancia de valorizar la divulgación de las vivencias extensionistas en los espacios científicos. Período: de marzo a abril de 2016.
Citas
ALMEIDA, L.E.; PEREIRA, M.N.; BARA, E.F. Programa de Capacitação de Ideias (PCI). In: Pró-Saúde: Ensino, Pesquisa e Extensão – Almeida, L.E. et al. Juiz de Fora: Editar Juiz de Fora, 2009a. pp.: 165-91.
ALMEIDA, L.E.; PEREIRA, M.N.; BARA, E.F. Projeto de Extensão Sabiá: a introdução de uma prática integralizadora no ensino odontológico. In: Pró-Saúde: Ensino, Pesquisa e Extensão – Almeida, L.E. et al. Juiz de Fora: Editar Juiz de Fora, 2009b. pp.: 126-64.
BELL, J. Projeto de Pesquisa – Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.
BRONDANI, J.E.; ARANDA, A.L.; MORIN, V.L.; FERRAZ, T.R.; COLOMÉ, C.L.M.; FEDOSSE, E. Percepções de gestantes e puérperas acerca da sala de espera em uma Unidade Básica de Saúde integrada à Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Promoç Saúde, 26(1): 63-70, 2013.
CARVALHO, A.C.P.; KRIGER, L. Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas, 2006.
CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa – Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2006a.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006b.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2007.
MOREIRA, M.R.; NOVAES, M.S.P.; MOCHIDOME, F.I.; WANDERLEY, L.; RANGEL, L.S.O. Projeto de educação em sala de espera: uma proposta de promoção de saúde – avaliação de 1 ano. Biosci J., 18(2): 103-8, 2002
NORA, C.R.D.; MÂNICA, F.; GERMANI, A.R.M. Sala de espera uma ferramenta para efetivar a educação em saúde. Revista Saúde e Pesquisa, 2(3):397-402, 2009.
PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública, 35(1):103-9, 2001.
REIS, I.N.C.; SILVA, I.L.R.; UN, J.A.W. Espaço público na Atenção Básica de Saúde: Educação Popular e promoção da saúde nos Centros de Saúde-Escola do Brasil. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, 18(2): 1161-74, 2014.
RIBEIRO, E.M.; PIRES, D.; BLANK, V.L.G. A teorização sobre o processo de trabalho em saúde como instrumental para a análise do Programa de Saúde da Família. Cad Saúde Pública, 20(2):438-446, 2004.
RODRIGUES, A.D.; DALLANORA, C.R.; ROSA, J.; GERMANI, A.R.M. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Vivências, 5(7): 101-6, 2009.
ROSA, J.; BARTH, P.O.; GERMANI, A.R.M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, 35(129):121-30, 2011.
SALIMENA, A.M.O.; ANDRADE, M.P.; MELO, M.C.S.C. Familiares na sala de espera do centro cirúrgico: sentimentos e percepções. Cienc Cuid Saude, 10(4):773-80, 2011.
SATO, M.; AYRES, J.R.C.M. Arte e humanização das práticas de saúde em uma Unidade Básica. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, 19(55):1027-38, 2015.
TEIXEIRA, E.R.; VELOSO, R.C.; O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm, 15(2):320-5, 2006.
TÔRRES, L.H.N.; PAULA, J.S.; SOUSA, M.L.R.; MIALHE, F.L. Histórias em quadrinhos na sala de espera: um método de educação em saúde bucal. Odontol. Clín.-Cient.,10(1): 69-72, 2011.
VALENTE, M.A.S.; ANDRADE, A.G.; ALCÂNTARA, P.G.; SILVA, P.S.A. O que te espera na Sala de Espera: educação em saúde em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Governador Valadares (MG). Caminho Aberto - Revista de Extensão do IFSC, 1(2): 137-41, 2015.
ZAMBENEDETTI, G. Sala de Espera como Estratégia de Educação em Saúde no Campo da Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis. Saúde Soc., 21(4): 1075-86, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.