Educação sexual e sexualidades: reflexões sobre ações extensionistas na formação de professores/as
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p168Resumo
Este relato de experiência discorre sobre o projeto de extensão “Educação sexual: prazer em conhecer”, desenvolvido durante o ano letivo de 2013 e início de 2014, na área temática da educação, discutindo especificamente a formação de professores sobre questões da sexualidade e cotidiano escolar. O objetivo geral foi promover ações que possibilitem aos professores o conhecimento, cultivo e consequente melhoria da qualidade de vida coerente e integradora da pessoa humana, em sua dimensão sexual, por meio de prática pedagógica que eduque para a vivência da sexualidade de forma reflexiva e crítica. O desenvolvimento do projeto deu-se através da práxis, propiciando o embasamento teórico e metodológico. Por meio dos resultados da ação extensionista, reafirmamos a necessidade de a formação de professores tanto inicial como continuada trabalhar de forma teórica e metodológica as questões pertinentes à Educação Sexual, a fim de construir e constituir Educação Sexual emancipatória.
Referências
ALEVATO, Hilda. Nexus & sexus: (trans) formações docentes. In: REIS, Maria Amélia de Souza; ALEVATO, Hilda (Orgs.). Nexus & sexus: perspectivas instituintes. Petrópolis, RJ: DP et alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012, p. 53-87.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BIANCON, Mateus Luiz. A Educação sexual na escola e as tendências da prática pedagógica dos professores. Londrina, 2005, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2005.
CAMARGO, Ana Maria Facciolli de; RIBEIRO, Cláudia. Sexualidades e infâncias: a sexualidade como um tema transversal. São Paulo: Moderna; Campinas, SP: Editora da Universidade de Campinas, 1999.
EGYPTO, Antônio Carlos (org.). Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São Paulo: Cortez, 2003.
FIGUEIRÊDO NETTO, Jerusa Maria. Sexualidade e trabalho. In: OLIVEIRA, Maria Helena Alcântara de (Org.). Trabalho e deficiência Mental: perspectivas atuais. Brasília: Dupligráfica Editora, 2003. p.93-110.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Tendências epistemológicas: dos tecnicismos e outros “ismos” aos paradigmas científicos. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade - qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007, p. 60-83.
GUIMARAES, Isaura. Educação Sexual na escola: mito e realidade. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.
LOURO, Guacira Lopes. Sexualidade, gênero e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.