Educação sexual e sexualidades: reflexões sobre ações extensionistas na formação de professores/as

Autores

  • Joseval dos Reis Miranda Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p168

Resumo

Este relato de experiência discorre sobre o projeto de extensão “Educação sexual: prazer em conhecer”, desenvolvido durante o ano letivo de 2013 e início de 2014, na área temática da educação, discutindo especificamente a formação de professores sobre questões da sexualidade e cotidiano escolar. O objetivo geral foi promover ações que possibilitem aos professores o conhecimento, cultivo e consequente melhoria da qualidade de vida coerente e integradora da pessoa humana, em sua dimensão sexual, por meio de prática pedagógica que eduque para a vivência da sexualidade de forma reflexiva e crítica. O desenvolvimento do projeto deu-se através da práxis, propiciando o embasamento teórico e metodológico. Por meio dos resultados da ação extensionista, reafirmamos a necessidade de a formação de professores tanto inicial como continuada trabalhar de forma teórica e metodológica as questões pertinentes à Educação Sexual, a fim de construir e constituir Educação Sexual emancipatória.

Biografia do Autor

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Mestrado em Máster en Promoción de la Salud Sexual pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED. Possuo as seguintes especializações: em Psicopedagogia Aplicada a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Supervisão Escolar e também em Educação Sexual. Sou Licenciado em Pedagogia. Considero como um fator determinante na minha trajetória profissional ter cursado o Antigo Magistério. Estas influências formativas contribuem para a minha constituição nessa caminhada, com vistas à formação do professor, profissional, pesquisador, intelectual e transformador que tento ser a cada dia. Atualmente sou professor e pesquisador Adjunto III, em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME. Os termos mais frequentes na contextualização da minha produção científica são: Didática, Formação de Professores, Avaliação das aprendizagens, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação de Jovens e Adultos e Educação e diversidade Sexual.

Referências

ALEVATO, Hilda. Nexus & sexus: (trans) formações docentes. In: REIS, Maria Amélia de Souza; ALEVATO, Hilda (Orgs.). Nexus & sexus: perspectivas instituintes. Petrópolis, RJ: DP et alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012, p. 53-87.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BIANCON, Mateus Luiz. A Educação sexual na escola e as tendências da prática pedagógica dos professores. Londrina, 2005, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2005.

CAMARGO, Ana Maria Facciolli de; RIBEIRO, Cláudia. Sexualidades e infâncias: a sexualidade como um tema transversal. São Paulo: Moderna; Campinas, SP: Editora da Universidade de Campinas, 1999.

EGYPTO, Antônio Carlos (org.). Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São Paulo: Cortez, 2003.

FIGUEIRÊDO NETTO, Jerusa Maria. Sexualidade e trabalho. In: OLIVEIRA, Maria Helena Alcântara de (Org.). Trabalho e deficiência Mental: perspectivas atuais. Brasília: Dupligráfica Editora, 2003. p.93-110.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Tendências epistemológicas: dos tecnicismos e outros “ismos” aos paradigmas científicos. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade - qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007, p. 60-83.

GUIMARAES, Isaura. Educação Sexual na escola: mito e realidade. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

LOURO, Guacira Lopes. Sexualidade, gênero e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-23