Educação de jovens e adultos no campo: da extensão universitária às políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p45Resumo
Buscando debater as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo brasileiro, realizou-se um estudo de caso com entrevistas semi-estruturadas sobre o contexto da EJA do acampamento Elizabeth Teixeira, localizado no município de Limeira, interior do estado de São Paulo. Lá, ações de extensão universitária promovidas pelo grupo de Educação Popular “Coletivo Universidade Popular” em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) conseguiu viabilizar por seis anos projetos de alfabetização, pós alfabetização e a construção de uma escola no acampamento. A partir de 2014, o projeto transformou-se em política pública a partir da entrada do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), garantindo a permanência da turma no acampamento, a partir de um acompanhamento pedagógico e da sustentação política que o programa pode dar. Os resultados da pesquisa destacam a importância do investimento e da luta por políticas públicas de educação no campo brasileiro, como é o PRONERA e a necessidade do investimento e atenção à formação dos educadores e educadoras da EJA. As práticas de Educação Popular como os Círculos de Cultura merecem destaque, promovendo a troca de conhecimentos entre educandos e educadores, permitindo que a história de vida dos educandos e educandas sejam consideradas no processo de ensino e aprendizagem, assim como o contexto do espaço onde localiza-se a escola, pois este vem carregado de símbolos e marcas que o representam.
Referências
ARAUJO, Inês O. B. de. Educação Popular e Educação de Adultos – Resenha do Livro: PAIVA, Vanilda Pereira - Educação Popular e Educação de Adultos-5ª edição - São Paulo -Edições Loyola – Ibrades – 1987. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.20, p. 167 - 179, dez. 2005. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/20/res5_20.pdf.
BRANDÃO, Carlo R. Da Educação Fundamental ao Fundamental da Educação, Cadernos do CEDES, Editora Cortez: Campinas, ano 1, n 1, 1980.
CALDEIRA, T. P. R. A política dos outros: o cotidiano dos moradores da periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Brasiliense, 1984
CARCAIOLI, Gabriela F. Conhecimentos ordinários, currículo e cultura: artes de fazer no Acampamento Elizabeth Teixeira. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós- Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática na Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 2014. CERTEAU, MICHEL DE. A INVENÇÃO DO COTIDIANO: 1, ARTES DE FAZER. PETRÓPOLIS: VOZES, 2012.
______. O PRONERA e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no acampamento Elizabeth Teixeira: as vozes que ecoam da sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso. Residência Agrária”, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2015.
COLETIVO UNIVERSIDADE POPULAR, Na autonomia do povo, o poder popular: experiências com Educação Popular no acampamento Elizabeth Teixeira, Editora da Unicamp: Campinas, 2013.
DI PIERRO, Maria Clara; ANDRADE, Marcia Regina de O. Escolarização em assentamentos no estado de São Paulo: uma análise da Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária 2004. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 246-257, Agosto 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782009000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25/06/ 2015.
______. DI PIERRO, Maria Clara. O impacto da inclusão de Jovens e Adultos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no estado de São Paulo. In: Catelli, R.; Haddad. S.; Ribeiro, V. M. (orgs). A EJA em xeque: desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI. São Paulo: Global, 2014.
FREIRE, Paulo. Quatro cartas aos animadores de Círculos de Cultura de São Tomé e Príncipe. In: BEZERRA, A.; BRANDÃO, C.R. (org). A questão política da Educação Popular. 4 ed. São Paulo: Brasiliense. 1980.
______. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 2011. HADDAD, Sérgio; JÚNIOR, Roberto Catelli; RIBEIRO, Vera Masago. A EJA em Xeque: Desafios Das Políticas de Educação de Jovens e Adultos No Século XXI. São Paulo: Global Editora e Ação Educativa. 2014.
MARINHO, Andrea R. B.Círculo de cultura: origem histórica e perspectivas epistemológicas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-155120/>. Acesso em: 2015-06-25.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil – Educação popular e Educação de Adultos. 6ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
PEREIRA, Antonio A. Por uma escola camponesa In: Movimentos Sociais, estado e políticas públicas de Educação do Campo: pesquisas e práticas educativas. João Pessoa – PB: Editora Universitária da UFPB, 2011, 351-354 p.
RIBEIRO, Marlene. Educação rural. Verbete do Dicionário da Educação do Campo. EPSJV/Expressão Popular, 2012, p. 293 – 299 p.
______. Política educacional para populações camponesas: da aparência à essência. In: Revista Brasileira de Educação. v.18, n. 54. jul – set 2013.
SANTOS, Clarice, A. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Verbete do Dicionário da Educação do Campo. EPSJV/Expressão Popular, 2012, p.629-635.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.