Education of youth and adults in the field: from university extension to public policies
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p45Abstract
Seeking to discuss the public policies for Youth and Adult Education (EJA) in the Brazilian countryside, a case study was conducted with semi-structured interviews about the context of the EJA of the Elizabeth Teixeira encampment, located in the city of Limeira, interior of the state from Sao Paulo. There, university extension actions promoted by the Popular Education group "Popular University Collective" in partnership with the State University of Campinas (UNICAMP) was able to make literacy, post-literacy projects for six years and the construction of a school in the camp. Beginning in 2014, the project became public policy after the National Education Program for Agrarian Reform (PRONERA), ensuring the permanence of the class in the camp, based on a pedagogical accompaniment and the political support that the program Can give. The results highlight the importance of investment and the struggle for public education policies in the Brazilian countryside, such as PRONERA and the need for investment and attention to the training of EJA educators. The work of Popular Education practices such as the Culture Circles deserve to be highlighted, since they allow the exchange of knowledge between learners and educators and allow the life history of learners and learners to be considered in the process of teaching and learning, as well as the context of the space where the school is located, because it comes loaded with symbols and marks that represent it.
References
ARAUJO, Inês O. B. de. Educação Popular e Educação de Adultos – Resenha do Livro: PAIVA, Vanilda Pereira - Educação Popular e Educação de Adultos-5ª edição - São Paulo -Edições Loyola – Ibrades – 1987. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.20, p. 167 - 179, dez. 2005. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/20/res5_20.pdf.
BRANDÃO, Carlo R. Da Educação Fundamental ao Fundamental da Educação, Cadernos do CEDES, Editora Cortez: Campinas, ano 1, n 1, 1980.
CALDEIRA, T. P. R. A política dos outros: o cotidiano dos moradores da periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Brasiliense, 1984
CARCAIOLI, Gabriela F. Conhecimentos ordinários, currículo e cultura: artes de fazer no Acampamento Elizabeth Teixeira. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós- Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática na Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 2014. CERTEAU, MICHEL DE. A INVENÇÃO DO COTIDIANO: 1, ARTES DE FAZER. PETRÓPOLIS: VOZES, 2012.
______. O PRONERA e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no acampamento Elizabeth Teixeira: as vozes que ecoam da sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso. Residência Agrária”, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2015.
COLETIVO UNIVERSIDADE POPULAR, Na autonomia do povo, o poder popular: experiências com Educação Popular no acampamento Elizabeth Teixeira, Editora da Unicamp: Campinas, 2013.
DI PIERRO, Maria Clara; ANDRADE, Marcia Regina de O. Escolarização em assentamentos no estado de São Paulo: uma análise da Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária 2004. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 246-257, Agosto 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782009000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25/06/ 2015.
______. DI PIERRO, Maria Clara. O impacto da inclusão de Jovens e Adultos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no estado de São Paulo. In: Catelli, R.; Haddad. S.; Ribeiro, V. M. (orgs). A EJA em xeque: desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI. São Paulo: Global, 2014.
FREIRE, Paulo. Quatro cartas aos animadores de Círculos de Cultura de São Tomé e Príncipe. In: BEZERRA, A.; BRANDÃO, C.R. (org). A questão política da Educação Popular. 4 ed. São Paulo: Brasiliense. 1980.
______. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 2011. HADDAD, Sérgio; JÚNIOR, Roberto Catelli; RIBEIRO, Vera Masago. A EJA em Xeque: Desafios Das Políticas de Educação de Jovens e Adultos No Século XXI. São Paulo: Global Editora e Ação Educativa. 2014.
MARINHO, Andrea R. B.Círculo de cultura: origem histórica e perspectivas epistemológicas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-155120/>. Acesso em: 2015-06-25.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil – Educação popular e Educação de Adultos. 6ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
PEREIRA, Antonio A. Por uma escola camponesa In: Movimentos Sociais, estado e políticas públicas de Educação do Campo: pesquisas e práticas educativas. João Pessoa – PB: Editora Universitária da UFPB, 2011, 351-354 p.
RIBEIRO, Marlene. Educação rural. Verbete do Dicionário da Educação do Campo. EPSJV/Expressão Popular, 2012, p. 293 – 299 p.
______. Política educacional para populações camponesas: da aparência à essência. In: Revista Brasileira de Educação. v.18, n. 54. jul – set 2013.
SANTOS, Clarice, A. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Verbete do Dicionário da Educação do Campo. EPSJV/Expressão Popular, 2012, p.629-635.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.