Educação de jovens e adultos no campo: da extensão universitária às políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p45

Resumo

Buscando debater as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo brasileiro, realizou-se um estudo de caso com entrevistas semi-estruturadas sobre o contexto da EJA do acampamento Elizabeth Teixeira, localizado no município de Limeira, interior do estado de São Paulo. Lá, ações de extensão universitária promovidas pelo grupo de Educação Popular “Coletivo Universidade Popular” em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) conseguiu viabilizar por seis anos projetos de alfabetização, pós alfabetização e a construção de uma escola no acampamento. A partir de 2014, o projeto transformou-se em política pública a partir da entrada do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), garantindo a permanência da turma no acampamento, a partir de um acompanhamento pedagógico e da sustentação política que o programa pode dar. Os resultados da pesquisa destacam a importância do investimento e da luta por políticas públicas de educação no campo brasileiro, como é o PRONERA e a necessidade do investimento e atenção à formação dos educadores e educadoras da EJA. As práticas de Educação Popular como os Círculos de Cultura merecem destaque, promovendo a troca de conhecimentos entre educandos e educadores, permitindo que a história de vida dos educandos e educandas sejam consideradas no processo de ensino e aprendizagem, assim como o contexto do espaço onde localiza-se a escola, pois este vem carregado de símbolos e marcas que o representam.  

Biografia do Autor

Gabriela Furlan Carcaioli, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Departamento de Educação do Campo (EDC); Centro de Ciências da Educação (CED). Área de atuação: Ensino de Ciências/Ensino de Química e Educação do Campo.

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Publicado

2018-04-23